Idiomas English Português Español
+ 55 41 3663-8393
+ 55 41 3663-4722
+ 55 41 3656-2181
|
Catálogo Solicitar Amostra A Yerbalatina Tendências em produtos naturais

Matchá

| Ingredientes
Matchá

Apesar de parecer novidade, o matchá já é popular há mais de um milênio nos países orientais e nunca saiu de moda por lá. A fama atual no Brasil se deve a pesquisas científicas que deram a bebida o status de “novo chá verde do fitness”. Mas, apesar de a cor e a origem serem as mesmas, o matchá é muito mais potente. Cheia de antioxidantes, a bebida reúne vários benefícios para a saúde e o bem-estar Conheça os benefícios e do matchá no post de hoje!

O que é matchá?

Sendo o mais popular dos chás verdes do Japão - consumido até pelos monges budistas devido ao seu poder de acalmar a mente -, o matchá conquistou seu espaço ao redor do mundo.

O matchá possui a mesma origem do já conhecido chá verde, ambos extraídos da planta camellia sinensis. A diferença entre os tipos de chás está na maneira como são produzidos. O matcha, obtido de maneira mais artesanal e a partir das folhas mais jovens do chá verde, é cultivado à sombra. Na colheita, as folhas são secadas e trituradas lentamente através de processos especiais, até que sejam reduzidas a pó.

Outra diferença entre o matchá e o chá verde é a concentração de catequinas, substâncias com propriedade antioxidante, encontradas em maior quantidade no matchá. O sabor também é um diferencial entre os dois chás, uma vez que o matchá é mais suave do que o chá verde.

Benefícios do matchá

  • Auxilia na perda de peso

Um dos motivos que tornou a bebida popular é seu efeito emagrecedor. Por se tratar de um chá verde, possui catequinas na sua composição, substâncias que contribuem com a perda de peso. Além disso, a bebida possui ação termogênica, ou seja, é capaz de aumentar a temperatura corporal e acelerar o metabolismo, consequentemente gerando maior queima de gordura e aumento da massa magra.

  • Antioxidante

Uma xícara de Matcha contém 10 vezes mais antioxidantes do que a mesma quantidade de chá verde a granel de alta qualidade. O que significa que estamos diante de uma bebida que é um poderoso reforço na luta contra os radicais livres, que provocam o envelhecimento precoce. Além disso, é rico em antioxidantes do grupo das catequinas, que funcionam como anticancerígenos.

  • Diurético

Uma das ações mais esperadas por quem consome o matchá é o efeito diurético proporcionado pela bebida. Os nutrientes presentes na erva são responsáveis por auxiliar na eliminação de toxinas ingeridas e diminuição da retenção de líquidos no organismo.

  • Controla o apetite

Devido à presença de um antioxidante que estimula a libertação de um hormônio chamado CCK (colecistocinina), a bebida ajuda a enviar ao nosso cérebro a informação de que o estômago está cheio, proporcionando a sensação de saciedade.

  • Efeitos calmantes

A alta concentração de L-teanina no Matcha é uma aliada e tanto para combater o estresse mental e psicológico. O L-teanina é um aminoácido que estimula a atividade de um tipo de ondas do cérebro, que, por sua vez, estão ligadas ao relaxamento, concentração, alívio do stress e até à diminuição da pressão arterial. Não é à toa que muitos monges budistas costumam beber este chá antes de entrar em processos de meditação.

  • Utilização

O matchá é normalmente encontrado na forma de um pó verde com sabor amargo característico. Ele pode ser utilizado tanto para o preparo de chá, quanto para o preparo de sucos, vitaminas, sobremesas e bolos.